A Rover Company (criadora da marca Land Rover) estava experimentando um modelo maior do que o Land Rover Series em 1951, quando o projeto "Road Rover" de duas rodas baseado no Rover P4 foi desenvolvido por Gordon Bashford. [2] Isso foi arquivado em 1958, e a idéia ficou adormecida até 1966, quando os engenheiros Charles Spencer King e Bashford começaram a trabalhar em um novo modelo. [3]
Em 1967, foi construído o primeiro protótipo do Range Rover (placa de matrícula SYE 157F), com o formato clássico do Range Rover discernível, mas com uma configuração diferente de grade frontal e farol. O design do Range Rover foi finalizado em 1969.
O Range Rover foi lançado em 1970. No início dos anos 1970, o Musée du Louvre, em Paris, exibiu um Range Rover como um "trabalho exemplar de design industrial". [6]
Em 1972, a British Trans-Americas Expedition tornou-se a primeira expedição baseada em veículos a atravessar as Américas de norte a sul, inclusive atravessando a estrada Darién Gap. Os Range Rovers especialmente modificados utilizados para esta expedição estão agora em exibição na coleção British Trust Industry Heritage Trust em Gaydon, Warwickshire.
Em 2002, o modelo de terceira geração foi introduzido, o que levou o modelo a subir ainda mais o mercado
No MY06, a primeira atualização exterior foi aplicada com um leve face-lift da frente, luzes traseiras. Algumas outras pequenas diferenças podem ser encontradas na variante "Supercharged".
Em 2007, os motores anteriores foram substituídos pelo motor TDV8 desenvolvido pela Ford e Land Rover em Dagenham e Gaydon. O motor turbo V8 de 3,6 válvulas AJD-V8 de 32 válvulas desenvolve 272 cv (203 kW), muito mais do que os 177 cv (132 kW) do motor anterior e, portanto, é mais capaz de lidar com o veículo pesado. A velocidade máxima é de 124 mph, enquanto 0-60 mph foi reduzida para 8,6 segundos para um carro com um peso de 2,7 toneladas. O torque é um substancial 640 Nm a 2.000 rpm