gallery/captura de ecrã 2017-07-21, às 13.08.27

+351 91 744 58 10

O Mazda Miata

No início dos anos 80, com o segmento de carros desportivos praticamente extinto, os engenheiros da Mazda conceberam um sonho para um moderno compacto de dois lugares. Um engenheiro, que iria liderar o desenvolvimento da primeira geração do Mazda Miata MX-5, estava convencido de que a Mazda precisava de um produto único para se destacar das outras marcas japonesas e apelou apaixonadamente à gestão da Mazda para construir um roadster leve. .

Muitas ideias diferentes foram submetidas na fase de planeamento. As propostas de layout incluíam tração nas rodas dianteiras (FWD), tração nas rodas traseiras (RWD) e até mesmo uma configuração com o motor no meio. A equipa de desenvolvimento debruçou-se sobre os esboços iniciais do projeto, e todos os aspectos foram discutidos com grande profundidade, mesmo se seria um conversível ou um coupé.

No entanto, o manejo ágil e uma sensação de condução linear que tornou os carros desportivos leves originais famosos seriam quase impossíveis de alcançar sem um layout RWD. Para a Mazda, isso significava que um novo design teria de ser desenvolvido, o que exigiria um investimento considerável. No final, apesar do custo adicional, os engenheiros concordaram que não tinham escolha a não ser perseguir os ideais de um carro desportivo.

O desenvolvimento continuou e o projeto foi finalizado cinco meses depois. Dois anos depois, na primavera de 1989, o roadster compacto da Mazda começou a ser vendido nos EUA, com vendas no Japão a partir de setembro. O Japão não possuía um carro emocionante que pudesse se conectar diretamente com as emoções do condutor por um longo tempo, e o MX-5, conhecido no Japão como o Eunos Roadster, surpreendeu muitas pessoas com o seu sucesso instantâneo.

O Mazda MX-5 nasceu no coração dos engenheiros automotivos e foi concretizado por meio de suas aspirações. Amado por pilotos em todo o mundo desde a sua estreia, foi certificado pelo Guinness World Records como o carro desportivo de topo aberto de dois lugares em maio de 2000 (com 531.890 unidades produzidas entre abril de 1989 e o final de outubro de 1999). As vendas do MX-5 continuaram a aumentar em todo o mundo, e a Guinness atualizou o recorde quando a produção ultrapassou 800.000 unidades em janeiro de 2007